Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A cidade de Mossoró, segunda mais populosa do Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, possui aproximadamente trinta bairros.
Zona Norte
A Zona Norte tem oito conjuntos e três bairros, dentre os bairros tem o Bairro Santo Antônio, um dos mais populosos da cidade e também um dos mais violentos. O Hotel Thermas, o mais conhecido hotel de águas termais da região, está localizado nesta área da cidade.
- Bairro Santo Antônio
- Santa Helena
- Estrada da Raiz
- Independência
- Santa Júlia
- José Agripino
- Bairro Bom Pastor
- Bairro Barrocas
- Barrocas I
- Barrocas II
- Canto do Junco
Zona Sul
A Zona Sul tem sete conjuntos e oito bairros. Esta parte da cidade está recebendo alguns empreendimentos imobiliários que mudam a paisagem ao longo da BR-304. Grande parte dos homicídios com arma de fogo são ocorridos nesta região. Uma base da Petrobrás está localizada nesta área. O Aeroporto de Mossoró também se localiza nesta região. Um dos batalhões da PM em Mossoró encontra-se nesta Zona.
- Bairro Alagados
- Bairro Itapetinga
- Bairro Alto da Conceição — um dos bairros mais populosos, anteriormente conhecido por outras denominações como Alto da Mariseira, Mariseira dos Macacos e Alto dos Macacos, e, em 03/12/1896, numa reunião na casa do professor da rede municipal de ensino Manuel Antônio de Albuquerque, por deliberação oficial, o local passou a chamar-se de Alto da Conceição. No bairro Alto da Conceição encontra-se a Igreja do Alto da Conceição.
- Pereiros
- Lagoa do Mato
- Carnaubal
- Alto do Xerém
- Bairro Belo Horizonte
- Bairro Aeroporto — recebeu esse nome por ser o bairro no qual se localiza o aeroporto da cidade.
- Aeroporto I
- Aeroporto II
- Bairro Boa Vista
- Bairro Doze Anos — é um dos mais populares bairros de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Tem em torno de 6.000 habitantes e é conhecido por abrigar o Sesi-Mossoró e por ter proximidades com o Aeroporto Dix-Sept Rosado. Faz fronteira com o Centro, Aeroporto, Nova Betânia e Alto da Conceição.
- Bairro Forno Velho
- Bairro Dix-Sept Rosado
Zona Leste
A Zona Leste é a maior zona de Mossoró, grande parte dos bairros da cidade ficam nesta zona. Tem dez bairros e vinte e um conjuntos. A zona conta com várias escolas municipais e estaduais (UEI até Ensino Médio), tem postos de Unidade Básica Saúde e o UPA do Alto de São Manoel. É nesta zona que estão localizadas as principais unidades educacionais do município, como a Universidade Estadual e a Federal, e um campus do IFRN.
- Alto de São Manoel — famoso e conhecido pelo nome de "Grande Alto de São Manuel". É o maior bairro da cidade em termo de tamanho, já segundo o censo do IBGE em 2010 o maior em população é o Abolição.
- Acrópoles (em formação)
- Ilha de Santa Luzia — o nome é em homenagem a padroeira da cidade, Santa Luzia, ficou caracterizado como ilha, porque é cercado pelo Rio Mossoró.
- Inocop
- Planalto 13 de Maio — O nome se dá a data em que foi sancionada a Lei Áurea, 13 de maio de 1888.
- Planalto
- Liberdade I
- Alameda dos Cajueiros
- Dom Jaime Câmara — o nome do bairro faz homenagem a Jaime de Barros Câmara, cardeal brasileiro de ascendência açoriana e madeirense
- Baixa
- Liberdade II (parte II)
- I.P.E.
- Nova Vida (Malvinas) — localiza-se na Zona Leste da cidade, é conhecido por sua violência, é um dos bairros mais perigoso de Mossoró.
- Parque das Rosas
- Vingt-Rosado
- 1ª Etapa
- 2ª Etapa
- 3ª Etapa
- Rincão — É conhecido pela tranquilidade e pela proximidade à UERN e UFERSA.
- Alto da Pelonha
- Costa e Silva — Ligado a outros dois bairros da região, o Alto de São Manuel e o Urick Graff.
- Walfredo Gurgel
- Pintos
- Geraldo Melo
- Teimosos
- Cohab
- Ulrick Graff
- Campus Universitários
- Alto do Sumaré — Região que mais cresce na cidade.
- Sumaré
- Cidade Jardim — Bairro Novo, e bastante tranquilo de se morar.
- Liberdade II (parte I)
- Bom Jesus — Atualmente, é um dos bairros de maior crescimento, com várias empresas que empregam cerca de 10 mil pessoas. É também um bairro pacato, considerado um dos bairros mais tranquilos do município.
- Monte Olimpo — Bairro novo, por trás da Base da Petrobrás.
Zona Oeste
A Zona Oeste é a que recebe mais investimento na cidade. O lado oeste da cidade tem quatro bairros e dezessete conjuntos. Empreendimentos imobiliários e grandes estabelecimentos comerciais são os principais responsáveis pela expansão desta Zona, que hoje é a que mais cresce na cidade. O Mossoró West Shopping, a Universidade Potiguar e algumas redes nacionais de hipermercado se localizam nesta região.
- Bairro Abolição — é um conjunto de sub-bairros que levam o mesmo nome
- Abolição I
- Abolição II
- Abolição III
- Abolição IV
- Américo Simonette (AboliçãoV)
- Três Vinténs
- Márcio Marinho
- Bairro Nova Betânia
- Bairro Santa Delmira — O Santa Delmira faz fronteira com os bairros Abolição IV, Integração, Promorar e Parque das Rosas. O Santa Delmira é um conjunto habitacional projetado, composto por dois outros conjuntos menores, o Santa Delmira I, e Santa Delmira II, divididos pela Av. Principal Santa Luzia. Nos últimos anos o bairro tem passado por um intenso processo de desenvolvimento do comércio local, com muitos estabelecimentos econômicos na Av. Principal Santa Luzia.
- Santa Delmira I
- Santa Delmira II
- Promorar
- Parque das Rosas
- Integração — O Integração é um bairro habitacional.
- Redenção I
- Redenção II
- Wilson Rosado
- Resistência
Zona Central
Esta região conta com quatro bairros. Área mais comercial da cidade, inclusive com diversas redes de magazines nacionais. É também uma área cultural, onde abriga o corredor cultural da cidade.
- Centro
- Paredões
- Bairro Paraíba
- Bairro Bom Jardim — com grande população de baixo poder aquisitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário