sexta-feira, 22 de abril de 2016

Haitianos assistem reuniões em seu idioma, em Joinville



Em Joinville, além de algumas igrejas estarem ajudando os haitianos a aprenderem o português, estão realizando ações para integrá-los à comunidade religiosa como membros. No Salão do Reino dos Testemunhas de Jeová no bairro Itaum, em Joinville, há três semanas uma reunião por semana é feita em crioulo do Haiti, uma das línguas oficiais do Haiti. 

No domingo (14), 35 haitianos estavam presentes para escutar os ensinamentos da bíblia, junto com alguns brasileiros que acompanham a tradução em livretos. Para o ancião que dirigiu a reunião, o resultado do ensinamento não seria o mesmo se falado em português. “É importante para eles entender em português, mas é difícil alguma coisa tocar o coração quando se fala em uma língua que eles têm dificuldade para entender”, afirma Patrick Zotto, 28 anos. 

Ele vem semanalmente de Curitiba para dirigir as reuniões. “No Paraná, tivemos um curso de crioulo do Haiti e dentro de algum tempo aqui em Joinville também vai ter”, conta. 

O haitiano Pierre David Seraphim, 30, está em Joinville há dez meses. Ele era Testemunha de Jeová no Haiti, e ficou muito feliz quando descobriu as reuniões na língua que ele conhece bem. “Haitiano vem aqui e não fala bem, não entende, então é muito importante para mim, para todos”, afirma. 

Para Willine Monperonesse, que chegou do Haiti há cinco meses e ainda não fala muito bem o português, as reuniões em crioulo do Haiti são a maneira de conhecer a denominação cristã. No Haiti, ela era católica praticante e afirma: “estou gostando.” 

 Veja mais em: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/198569-haitianos-em-joinville-saudade.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário